sábado, 20 de agosto de 2016

A Concordância de Motivo

   Trazemos hoje um assunto que pode criar algumas confusões entre os maximafilistas menos experientes, a concordância de motivo. Tem que existir concordância entre o selo postal e a imagem do postal, ou seja, no caso de um monumento existe concordância de motivo quando o monumento representado no selo é o mesmo do postal. Esta concordância é melhor quanto mais elementos tiver o postal.
   Vamos dar o seguinte exemplo que ilustra esta nossa afirmação. Em 1999, os correios do Brasil emitiram uma seríe sobre lugares que são Património Mundial da Unesco. De entre os lugares, esta o Centro histórico de Olinda que foi tombado em 1982. Apresentamos dois exemplos feitos com este selo:

 
    E. Património Cultural da Humanidade 02.06.1999.
Obl. P.J concordante de Olinda - PE 02.06.2016.
Ed. Cluposil. 



E. Património Cultural da Humanidade 02.06.1999.
Obl. P.J concordante de Olinda - PE 02.06.2016.
Ed. Brascard

   Destes dois postais só o primeiro pode ser considerado um verdadeiro postal máximo porque o selo e o postal são do Convento de São Francisco localizado naquela cidade Pernambucana. O segundo postal não é máximo porque embora o selo seja do citado convento, o postal é de uma outra Igreja da cidade. A Igreja representada neste postal é a Matriz de São Pedro.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário